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 #1Sex 24 maio - 19:03

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Curso Básico de Lógica de Programação [Brasil] Empty Curso Básico de Lógica de Programação [Brasil]
1 Introdução à Lógica de Programação

Lógica

A lógica de programação é necessária para pessoas que desejam trabalhar com
desenvolvimento de sistemas e programas, ela permite definir a seqüência lógica para o
desenvolvimento.

Então o que é lógica?

Lógica de programação é a técnica de encadear pensamentos para atingir determinado
objetivo.

Seqüência Lógica

Estes pensamentos, podem ser descritos como uma seqüência de instruções, que devem ser
seguidas para se cumprir uma determinada tarefa.

Seqüência Lógica são passos executados até atingir um objetivo ou solução de um
problema.

Instruções
Na linguagem comum, entende-se por instruções “um conjunto de regras ou normas
definidas para a realização ou emprego de algo”.

Em informática, porém, instrução é a informação que indica a um computador uma ação
elementar a executar.

Convém ressaltar que uma ordem isolada não permite realizar o processo completo, para isso
é necessário um conjunto de instruções colocadas em ordem sequencial lógica.

Por exemplo, se quisermos fazer uma omelete de batatas, precisaremos colocar em prática
uma série de instruções: descascar as batatas, bater os ovos, fritar as batatas, etc...

É evidente que essas instruções tem que ser executadas em uma ordem adequada – não se
pode descascar as batatas depois de fritá-las.

Dessa maneira, uma instrução tomada em separado não tem muito sentido; para obtermos o
resultado, precisamos colocar em prática o conjunto de todas as instruções, na ordem correta.

Instruções são um conjunto de regras ou normas definidas para a realização ou
emprego de algo. Em informática, é o que indica a um computador uma ação elementar
a executar.


Algoritmo

Um algoritmo é formalmente uma seqüência finita de passos que levam a execução de uma
tarefa. Podemos pensar em algoritmo como uma receita, uma seqüência de instruções que dão
cabo de uma meta específica. Estas tarefas não podem ser redundantes nem subjetivas na sua
definição, devem ser claras e precisas.

Como exemplos de algoritmos podemos citar os algoritmos das operações básicas (adição,
multiplicação, divisão e subtração) de números reais decimais. Outros exemplos seriam os
manuais de aparelhos eletrônicos, como um videocassete, que explicam passo-a-passo como, por
exemplo, gravar um evento.

Até mesmo as coisas mais simples, podem ser descritas por sequências lógicas. Por exemplo:

“Chupar uma bala”.

• Pegar a bala
• Retirar o papel
• Chupar a bala
• Jogar o papel no lixo

“Somar dois números quaisquer”.

• Escreva o primeiro número no retângulo A
• Escreva o segundo número no retângulo B
• Some o número do retângulo A com número do retângulo B e coloque o resultado no
retângulo C

Programas

Os programas de computadores nada mais são do que algoritmos escritos numa linguagem de
computador (Pascal, C, Cobol, Fortran, Visual Basic entre outras) e que são interpretados e
executados por uma máquina, no caso um computador. Notem que dada esta interpretação
rigorosa, um programa é por natureza muito específico e rígido em relação aos algoritmos da vida
real.

Tipos de Variáveis

As variáveis e as constantes podem ser basicamente de quatro tipos: Numéricas, caracteres,
Alfanuméricas ou lógicas.

Numéricas Específicas para armazenamento de números, que posteriormente poderão ser
utilizados para cálculos. Podem ser ainda classificadas como Inteiras ou Reais.

As variáveis do tipo inteiro são para armazenamento de números inteiros e as
Reais são para o armazenamento de números que possuam casas decimais.

Caracteres Específicas para armazenamento de conjunto de caracteres que não
contenham números (literais). Ex: nomes.

Alfanuméricas Específicas para dados que contenham letras e/ou números.
Pode em determinados momentos conter somente dados numéricos ou somente
literais.
Se usado somente para armazenamento de números, não poderá
ser utilizada para operações matemáticas.

Lógicas Armazenam somente dados lógicos que podem ser Verdadeiro ou Falso.

Declaração de Variáveis

As variáveis só podem armazenar valores de um mesmo tipo, de maneira que também são
classificadas como sendo numéricas, lógicas e literais.

Operadores

Os operadores são meios pelo qual incrementamos, decrementamos, comparamos e
avaliamos dados dentro do computador. Temos três tipos de operadores:

• Operadores Aritméticos
• Operadores Relacionais
• Operadores Lógicos

Operadores Aritméticos

Os operadores aritméticos são os utilizados para obter resultados numéricos. Além da
adição, subtração, multiplicação e divisão, podem utilizar também o operador para exponenciação.
Os símbolos para os operadores aritméticos são:

OPERAÇÃO SÍMBOLO
Adição = +
Subtração = -
Multiplicação = *
Divisão = /
Exponenciação = **

Hierarquia das Operações Aritméticas

1 º ( ) Parênteses
2 º Exponenciação
3 º Multiplicação, divisão (o que aparecer primeiro)
4 º + ou – (o que aparecer primeiro)

Exemplo

TOTAL = PREÇO * QUANTIDADE

1 + 7 * 2 ** 2 –1 = 28

3 * (1 – 2) + 4 * 2 = 5

Operadores Relacionais

Os operadores relacionais são utilizados para comparar String de caracteres e números. Os
valores a serem comparados podem ser caracteres ou variáveis.

Estes operadores sempre retornam valores lógicos (verdadeiro ou falso/ True ou False)
Para estabelecer prioridades no que diz respeito a qual operação executar primeiro, utilize
os parênteses.

Operações Lógicas

Operações Lógicas são utilizadas quando se torna necessário tomar decisões em um
diagrama de bloco.

Num diagrama de bloco, toda decisão terá sempre como resposta o resultado VERDADEIRO
ou FALSO.

Como no exemplo do algoritmo “CHUPAR UMA BALA”. Imaginemos que algumas pessoas
não gostem de chupar bala de Morango, neste caso teremos que modificar o algoritmo para:

“Chupar uma bala”
.
• Pegar a bala
• A bala é de morango?
• Se sim, não chupe a bala
• Se não, continue com o algoritmo
• Retirar o papel
• Chupar a bala
• Jogar o papel no lixo

Estrutura de Decisão e Repetição

Como vimos anterior em “Operações Lógicas”, verificamos que na maioria das
vezes necessitamos tomar decisões no andamento do algoritmo. Essas decisões interferem
diretamente no andamento do programa. Trabalharemos com dois tipos de estrutura. A estrutura
de Decisão e a estrutura de Repetição

Comandos de Decisão

Os comandos de decisão ou desvio fazem parte das técnicas de programação que
conduzem a estruturas de programas que não são totalmente sequenciais. Com as instruções de
SALTO ou DESVIO pode-se fazer com que o programa proceda de uma ou outra maneira, de
acordo com as decisões lógicas tomadas em função dos dados ou resultados anteriores. As
principais estruturas de decisão são: “Se Então”, “Se então Senão” e “Caso Selecione”

SE ENTÃO / IF ... THEN

A estrutura de decisão “SE/IF” normalmente vem acompanhada de um comando,
ou seja, se determinada condição for satisfeita pelo comando SE/IF então execute
determinado comando.

Imagine um algoritmo que determinado aluno somente estará aprovado se sua
média for maior ou igual a 5.0, veja no exemplo de algoritmo como ficaria.

SE MEDIA >= 5.0 ENTÃO ALUNO APROVADO

SE ENTÃO SENÃO / IF ... THEN ... ELSE

A estrutura de decisão “SE/ENTÃO/SENÃO”, funciona exatamente como a
estrutura “SE”, com apenas uma diferença, em “SE” somente podemos executar comandos
caso a condição seja verdadeira, diferente de “SE/SENÃO” pois sempre um comando será
executado independente da condição, ou seja, caso a condição seja “verdadeira” o
comando da condição será executado, caso contrário o comando da condição “falsa” será
executado

Em algoritmo ficaria assim:

SE MÉDIA >= 5.0 ENTÃO
ALUNO APROVADO
SENÃO
ALUNO REPROVADO

Comandos de Repetição

Utilizamos os comandos de repetição quando desejamos que um determinado conjunto de
instruções ou comandos sejam executados um número definido ou indefinido de vezes, ou
enquanto um determinado estado de coisas prevalecer ou até que seja alcançado.
Trabalharemos com modelos de comandos de repetição:

• Enquanto x, processar (Do While ...Loop);
• Até que x, processar ... (Do Until ... Loop);
• Processar ..., Enquanto x (Do ... Loop While);
• Processar ..., Até que x (Do ... Loop Until)
• Para ... Até ... Seguinte (For ... To ... Next)


Enquanto x, Processar (Do While ... Loop)


Neste caso, o bloco de operações será executado enquanto a condição x for
verdadeira. O teste da condição será sempre realizado antes de qualquer operação.
Enquanto a condição for verdadeira o processo se repete. Podemos utilizar essa estrutura
para trabalharmos com contadores.

Até que x, processar ... (Do Until ... Loop)

Neste caso, o bloco de operações será executado até que a condição seja
satisfeita, ou seja, somente executará os comandos enquanto a condição for falsa.

Arquivos de Dados

Os dados manipulados até o momento, estavam em memória, ou seja, após a execução do
diagrama os dados se perdiam. Para resolver esse problema começaremos a trabalhar com
arquivos, onde poderemos guardar os dados e também manipula-los. Para isso necessitamos
rever alguns conceitos como: campos, registros e arquivos.


Bom pessoal teve ter ficado cansativo já então vou da uma parada.


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